sábado, 29 de novembro de 2008

Estrutura do ADN

O DNA é formado de ácido desoxirribonucleico. As fitas de DNA são longos polímeros formados por milhões de nucleótidos ligados uns aos outros. Individualmente, os nucleótidos são bastante simples, consistindos de três partes distintas:
Uma das quatro bases azotadas
Desoxirribose (um açúcar de 5 carbonos)
Um grupo fosfato
A imagem abaixo mostra uma representação simplificada de um nucleótido. P representa a molécula de fosfato, S representa o açúcar (desoxirribose), e B representa uma das quatro bases azotadas.
1.Bases Azotadas
As quatro bases azotadas são:
Adenina
Guanina
Citosina
Timina

Adenina e guanina são classificadas como purinas, pois elas são moléculas compostas por dois anéis. Citosina e timina são classificadas como pirimidinas pois elas são moléculas formadas por um único anel.

Uma purina se liga a uma pirimidina no DNA para formar um par de base. Adenina e timina ligam-se uma à outra para formar um par de base A-T. Igualmente, guanina e citosina ligam-se uma à outra para formar um par de base G-C. As bases permanecem unidas por fracas pontes de hidrogénio, e são estas pontes de hidrogénio as responsáveis pela manutenção da estrutura de dupla hélice do DNA.
O número de nucliótidos e a sua ordem variam em diferentes moléculas de ADN.
E é nas suas sequencias nucliótidicas que esta codificado a informação genética que define as características de cada indivíduo

Sem comentários: